Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma das principais formas de se proteger de doenças contagiosas, como o próprio COVID-19, é através da higiene frequente das mãos com sabão ou produtos à base de álcool[i]. Como em muitas ocasiões o enxague com água e sabão não está disponível, o uso do álcool em gel passou a integrar a rotina da grande maioria do Brasil e do mundo.

A demanda pelo álcool em gel aumentou tanto na pandemia que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu em março de 2020 por afrouxar temporariamente os critérios e procedimentos de autorização, fabricação e venda de fórmulas antissépticas à base de álcool para aumentar a oferta do produto e dar à sociedade maior acesso a itens de higiene pessoal[ii].

A alta demanda e o problema com a qualidade do álcool em gel

A oferta abundante de álcool em gel no mercado brasileiro, decorrente da medida da ANVISA, somada à maior conscientização da sociedade sobre a importância de higienizar as mãos, contribuiu para reduzir o contágio entre pessoas e minimizou o agravamento da pandemia. Uma consequência, no entanto, foi que muitas marcas de álcool em gel lançaram no mercado produtos que, por não precisarem de autorização prévia da ANVISA, ofereciam fórmulas de qualidade, segurança e eficácia questionáveis[iii]. Em um levantamento feito pelo Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, concluiu-se que parte do álcool em gel vendido no país não apresentava os mesmos ingredientes informados no rótulo: 75 das 100 amostras de álcool em gel avaliadas não continham nem os 70% de álcool etílico, necessários para a antissepsia, em sua composição[iv].

O problema com o uso contínuo do álcool em gel

Com produtos antissépticos de baixa qualidade inundando o mercado, em pouco tempo o consumidor aprendeu a selecionar melhor as marcas de álcool em gel que utilizava, e passou a comprar somente aquelas de qualidade conhecida e experiência de uso agradável.

Não durou muito, no entanto, para percebemos que mesmo álcoois em gel de qualidade, incluindo os que incluíam ativos hidratantes em sua fórmula, tinham algo em comum: o uso contínuo, invariavelmente, levava ao ressecamento da pele e surgimento de feridas ou alergias no usuário – efeito este agravado para pessoas com pele seca. Além disso, notou-se o aumento expressivo no número de acidentes de manuseio do produto, que é inflamável, tóxico para consumo e pode causar lesões oculares se entrar em contato com os olhos[v] [vi]. E o risco da ocorrência e seriedade desses incidentes com álcool em gel podem aumentar quando há crianças ou animais de estimação no domicílio.

O problema ambiental com o álcool em gel

Além dos riscos de uso, e por se tratar de um produto utilitário e necessário em nossas rotinas, muitas pessoas que se importavam com os valores e impacto ambiental dos produtos que consumiam, foram forçadas, por falta de alternativas, a fazerem vista grossa ao impacto ambiental dessas empresas. Até hoje, em 2022, é raro vermos um produto de álcool em gel que possua algum selo ou certificação que demonstre sua responsabilidade ambiental. Em sua grande maioria, as empresas que vendem o produto continuam a fazê-lo sem qualquer planejamento de reciclagem ou de compensação ambiental, mesmo após inundarem o mercado brasileiro com milhões de embalagens. E considerando que as vendas de álcool em gel chegaram a subir mais de 3,000%[vii] durante a pandemia, é palpável o preço ambiental que pagamos e continuamos a pagar pela inação dessas empresas.

A solução da Tato para você

Foi pensando em todos os problemas inerentes ao álcool em gel e da falta de alternativas viáveis que a Tato desenvolveu a Loção Antisséptica Hidratante Para Mãos, o substituto perfeito para aqueles cansados do álcool em gel. Além de, comprovadamente, eliminar 99.9% das bactérias graças ao incrível ativo com propriedades antimicrobianas chamado Hebeatol Plus®, a fórmula contém apenas 18% de álcool e inclui uma combinação sinérgica de óleos vegetais naturais, dentre eles o óleo de girassol, macadâmia, milho, gergelim e oliva, que hidratam a pele e a protege de microrganismos indesejáveis – tudo isso sem agredi-la! A embalagem de todos os produtos da empresa foi pensada para ser portátil, ergonômica e para ser levada em bolsos e bolsas, com você em todos os momentos.

A Tato se inspira na biodiversidade brasileira e inclui, em todos seus produtos, extratos ou ativos que vêm da flora brasileira. A marca é também sustentável e oferece compensação ambiental através da reciclagem do peso equivalente às embalagens vendidas. Todos os produtos são veganos, sem crueldade e vêm em quatro versões com diferentes extratos naturais e fragrâncias brasileiras: Pitanga (doce e frutada), Jaborandi (herbal e floral), Alecrim-Pimenta (aromático e picante) e Neutro (sem fragrância, hipoalergênico).

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a Tato, clique aqui e conheça um jeito novo de cuidar de você e da sua pele.

 

FONTES:

[i] https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/coronavirus-disease-covid-19-how-is-it-transmitted

[ii] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/RES/Resolucao%20n%C2%BA%20350-ANVISA.htm

[iii] https://www.saude.df.gov.br/vigilancia-sanitaria-apreende-mais-de-1-100-frascos-de-alcool-gel-falsificado/

[iv] https://www.otempo.com.br/interessa/pesquisa-indica-adulteracao-em-marcas-de-alcool-em-gel-vendidas-no-brasil-1.2408365

[v] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8683801/

[vi] https://jamanetwork.com/journals/jamaophthalmology/fullarticle/2775157

[vii] https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2020/03/26/vendas-de-alcool-em-gel-disparam-quase-3000percent-com-coronavirus.ghtml