Entenda os riscos e malefícios do uso contínuo do álcool em gel e a solução para cuidar e proteger sua pele sem preocupações.
A história do Tatinho: o segredo por trás deste produto super premiado
Conheça o produto e embalagem inovadores da Tato Senses que foram destaque nos principais prêmios cosméticos e de embalagens em 2022.
No começo da pandemia, o uso do álcool gel aumentou drasticamente e, com ele, inúmeros problemas relacionados ao uso contínuo do produto, como mãos ressecadas, fórmulas com qualidade duvidável e textura grudenta, odor forte de álcool, além acidentes domésticos por conta de sua inflamabilidade do álcool.
Foi pensando nesses problemas que nasceu o Tatinho: um hidratante antisséptico não inflamável capaz de eliminar 99.9% das bactérias sem recorrer ao álcool 70%, utilizando no lugar um ativo antisséptico tão eficaz, e mais seguro, que o álcool gel, e feito com fragrâncias da flora brasileira, além de uma combinação sinérgica de óleos vegetais que garantem a hidratação e cuidado com as mãos na mesma aplicação.
Mas uma fórmula inovadora não parecia o suficiente para ganhar espaço no mercado de antissépticos e hidratantes: “Notamos que faltava um diferencial visual para a marca. A gente sabia que não seria um trabalho fácil entrar no mercado de cosméticos, então resolvemos buscar o diferencial através da embalagem”, explicou Lucas Andersen, CEO da Tato. A ideia surgiu depois de muito estudo em mercados cosméticos mais maduros, como nos EUA e Coréia do Sul. Os fundadores da Tato perceberam que muitas marcas grandes tinham algo que poucas marcas no Brasil apresentavam: uma embalagem proprietária, chamativa, que atraía por sua aparência e que funcionava como “outdoor ambulante” da marca, explica Lucas.
A embalagem, que possui o mesmo formato do logotipo da Tato, foi desenvolvida pensando na experiência de uso de um produto de rotina, que deveria ser compacta, portátil, ergonômica, podendo ser aberta e fechada com uma única mão, além de caber em qualquer cantinho da bolsa e nos bolsos.
Para chegar neste resultado, a empresa levou mais de um ano desenvolvendo a embalagem. “Esta foi, sem dúvidas, a parte mais complicada de todo projeto. Por pouco não desistimos do formato do Tatinho que conhecemos hoje. O projeto teve inúmeras complicações técnicas, o que nos obrigou a realizar incontáveis testes de material e de processos de produção até chegar no resultado desejado. Todo esse processo levou quase um ano”, relembra Lucas.
A primeira grande conquista: o Prêmio Abre
O trabalho deu certo! Chamou a atenção dos jurados do Prêmio Abre, organizado pela Associação Brasileira de Embalagens e responsável por premiar as melhores embalagens de 2022. Em sua primeira participação, os Tatinhos conquistaram o bronze na categoria design estrutural e funcionalidade, dividindo pódio com grandes nomes do mercado cosmético.
“A embalagem apresenta formato diferenciado na categoria, proporciona o uso on-the-go, sendo compacto e sem o risco de vazar, por exemplo, dentro da bolsa”, explica Isabella Cavinatto Salibe, gerente de projetos especiais da Abre. “O tamanho reduzido facilita o uso, além de possibilitar o aproveitamento do produto até o final”, acrescenta. “O design gráfico e as cores também chamam a atenção e são importantes para despertar ainda mais a curiosidade do consumidor”, completa. “Todos esses pontos foram levantados pelo júri, mas o seu formato inusitado foi um dos grandes destaques do julgamento”.
Uma das principais referências do mercado: O Troféu Grandes Cases de Embalagem 2022
Na 16° edição do Troféu Grandes Cases de Embalagem 2022, a Tato Senses ganhou outro reconhecimento importante de sua embalagem.
Marcos Palhares, diretor da The Packaging Academy, explica que os jurados analisam o contexto que motivou o desenvolvimento das embalagens, a solução adotada e os benefícios gerados para nossa marca, para o consumidor e para a sociedade em geral. “No caso da Tato Senses, os aspectos que chamaram a atenção foram relacionados com o desafio técnico e com a experiência de consumo, além da beleza”, esclarece.
Uma inovação no mundo dos cosméticos
O terceiro reconhecimento importante veio com o Prêmio Atualidade Cosmética, em sua 30ª edição, recebendo mais de 160 inscrições de empresas que atuam na área da beleza em diferentes regiões da América Latina. Os Tatinhos venceram na categoria Tratamento Corporal, uma das mais importantes e concorridas categorias do Prêmio, or conquistarem a mais alta pontuação em qualidade, inovação e embalagem. Os produtos inscritos no Prêmio são avaliados por profissionais das áreas de cosmetologia marketing, consultores, professores de cosmetologia e farmácia, influenciadores e articuladores com conhecimento técnico nas categorias.
“Hidratação e limpeza devem estar sempre à mão do consumidor, para o cuidado pessoal e segurança”, explica Lucas. “Por isso, a facilidade de uso e portabilidade são características importantes do projeto. Nossa marca possui valores contemporâneos conectados às novas gerações e valoriza a praticidade diária em qualquer lugar”, complementa.
A Tato Senses chega em 2023 com prêmios que são um testamento de seu produto e embalagem inovadoras, com experiência de uso inigualável. Em 2023, a Tato pretende lançar diversos novos produtos cosméticos para dar continuidade ao sucesso do Tatinho, e você pode ficar por dentro de tudo isso fazendo parte da Comunidade Tato!
Nos siga no instagram e se inscreva em nossa newsletter (no rodapé abaixo) para receber dicas sobre saúde, beleza, além de, claro, descontos no site!